quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Experiência em ter experiência


Primeiramente, bem vindos e obrigado por estar perdendo seu tempo aqui, lendo isso, ao invés de estar produzindo e ganhando experiência. Sim meu caro, essa coisa que persegue os desempregados do nosso país e, até mesmo os empregados que querem manter suas cadeiras mornas por bastante tempo.

Como vocês devem ter percebido ou adivinhado, eu faço parte das estatísticas do desemprego no momento. Vendo alguns e-mails com vagas anunciadas, algumas delas me chamam a atenção, não só pelo Know How que eles pedem, mas pelas "chibatadas" adicionais que são oferecidas. Algumas delas, confesso, me fazem até rir de desespero.

Não que eu, na posição de chefe, não exigiria experiência. Mas meu pensamento, desde sempre, desde da época que eu tive que treinar uma pessoa para trabalhar no meu setor (já que a minha Encarregada, e chefe do setor estava muito ocupada com porra nenhuma); é que alguém disposto a ser treinado, aprende à sua maneira o trabalho e adpata e se molda às necessidades de acordo com o que é posto na sua frente. Longe de mim estar dizendo que o cara que tem 10 anos de experiência ( ohhh porra de palavra grande) em telemarketing não se adapte, mas por experiência própria, eu sei que tem uns "tiques" que a gente leva pra sempre, e outros talvez não entendam nossas manias tão peculiares. Mas esses maneirismos são coisas da pessoa e ela, por ter muita experi........... ência (eu tive que respirar pra escrever dessa vez =) ), não aceita algumas frescuras impostas pelo novo ambiente de escravid, err... trabalho. Mas, novamente, longe de mim falar que o picudo com 10 anos de xp, não valha nada; mas todos merecem uma chance, não é? Até mesmo você que está aqui lendo isso e provavelmente deve ter mais 2 janelas que não fazem parte do seu trabalho ( eu arrisco msn e alguma página de jogos Flash, haha), sabe que foi dureza chegar aí onde vc está, 3 meses, passou do período de xp, tá achando que saca das paradas e se garante, de repente vem o chefe de outro estado, com aquele terno que faria um defunto "morrer" de inveja e chama X pessoas para uma reunião... e lá tem seu nome. É, meu caro. As pernas tremem, as mãos suam, começa a aparecer uma rodela de suor debaixo do seu suvaco que mais parece as Cataratas do Niágara...e no instante em que você volta a respirar, você está tirando suas coisas da mesa.

Só aí você começa a ver as vagas que são apresentadas à você... pedindo tanta coisa, tanta qualificação, tanta xp, que daria pra você tirar por baixo uns 2 mil reais, rindo. Mas aí é que começam as risadas ( de desespero, claro). Dando uma olhada nas listas de e-mail que eu recebo, acontece isso quase sempre. Numa delas a Mara-Sandra Lista de Amigos (nomes vão ser preservados...hmmm, acho que não. hehe), veio uma vaguinha simpática, de digitador, com inglês (nada demais até aí) FLUENTE, pra trabalhar de 08:00 da manhã às 18:00 da tarde, te pagando R$ 500 e pouco e nem uma assistência médica rolava. Eu olhei e soltei o famoso: What the porra is that?!

Sabe o trabalho que dá ser fluente em inglês, pra trabalhar digitando 9 horinhas por dia e ganhar isso? Povo tá achando que é só terminar o cursinho de inglês de 3-4 anos que você sai fluente.

Outra vaga boa, dessas que me arrepiam até a cabeça foi uma pra recepcionista, que pedia experiência em anotar recados(?!?!?!). Hein?! Mas isso eu tenho, desde que aprendi o que é telefone eu anoto recado, devo ter uns 20 anos de experiência nessa área. Hahahahaha Veja bem, xp em atender clientes específicos é uma coisa, mas isso acima... é outra. Essa merece uma /facepalm daqueles de desenho animado.


Sei lá, acho que não precisa taaaaaanta xp em alguns casos. Tipo, abrir fechar portas, atender telefone, digitar em blogs (ops!), e similares. E nem exigir tanto, que nem a vaga de Auxiliar Admnistrativo que pedia, fluência em Ingles, Word, Excel, Acess, disponibilidade total de Horário (pra trabalhar em horario comercial, até às 19:00) e que estivesse cursando Adminstração ou Marketing. OMG, como que eu vou estudar e me "doar" pra empresa do jeito q eles querem? Só se eu tiver um "paquito com o Demo" pra fazer isso... ou que eu trabalhe na Faculdade e faça no máximo 3 matérias, faltando na metade delas! hahahaha


Bem, não vou ficar postando exemplos, senão eu fico aqui e o Blog vira algo tipo Wikipedia.

Abraços, boa sorte pra vocês; e aos que estão lendo isso no trabalho, cuidado com o chefe atrás de vocês... senão vcs acumulam experiência em pé na bunda.

Rock'n

8 comentários:

Harveditina disse...

HAHAHAHAHAHAHAAH Euri com a do telefone. Eu também tenho uns 20 anos de experiência em atender telefone!
Adorei o post mozi! Triste é que eu faço parte das estatísticas.

Bj!

Lilian Negrini disse...

Pois é meu amigo blogueiro, é exatamente por essas e outras que sou profissional liberal,e tenho uma cachorrinha chamada Amélia, rsrsrsrs.

Anônimo disse...

Tá mas e ae meu querido.
Se a realidade é esta, o que pode ser feito a frente deste movimento?
Sim o mercado exige experiência demais e paga salários de menos.
Dito isso, ou abaixamos as calças e mostramos os fundilhos ou batemos no peito e passamos por cima. Em outras palavras, ou se encara esta realidade e se trabalha com o que tem, buscando melhorar sempre, ou se critica a realidade acreditando não haver mais alternativas nem saídas para este buraco.
Uma coisa é certa: somos o que queremos então, se o mercado te exige algo, o que te impede de buscar o que o mercado precisa?
Numa era onde toda dúvida é respondida com um www.justfuckinggoogleit.com, nada te impede te buscar esta experiência de uma forma alternativa. Planejamento, foco, objetivo são apenas algumas formas de se trabalhar isso. E ESTUDO!
Vai me dizer que não conhece nenhuma pessoa com diploma desempregada? Ou gente com 30 anos de experiência em determinada área sem conseguir uma oportunidade sequer?
O formando precisa mostrar mais gana, mais vontade, mais autosuficiência e proatividade no seu aprendizado. Mas e o experiente? Precisa se reciclar!
A experiência não ajuda tanto quando as coisas evoluem de forma tão rápida como hoje em dia.
Como recrutador, eu não quero saber se tu tem bagagem ou não, se tu tem 15 ou 40 anos, se estudou 10 ou 20 anos. O que me interessa é se tu pode somar a minha empresa.
E aí tu pensa se está preparado para responder esta pergunta ou se tu pode fazer algo para melhorar esta resposta antes de me dar a chance de perguntar.
Vai de cada um.
Boa sorte no caminho que tu escolher!

Harveditina disse...

É, moço Anônimo aí de cima: É o que a gente tenta! E o que a gente mais vê é gente incompetente trabalhando. Eu não vou nem citar as vezes que vou a restaurantes, clínicas, lojas, cursos e me deparo com alguém que sequer tem um pingo de educação, escrever e falar. Essa pessoa contribui para a empresa? Vou para seleção de vagas, chego minutos adiantada. E espero quase uma hora para o recrutador aparecer - AH, se eu fizesse isso no meu emprego...
Isso sem falar nos QIs, né? Eu nem vou contar os podres da minha ex-empresa, porque além de não ser ético, eu não ganho nada com isso. Mas quantas e quantas vezes não ouvi relatos de amigos falando sobre processos seletivos que acabam com um conhecido-de-fulano ficando com a vaga.
Até pra correr atrás você precisa de dinheiro hoje em dia, e não fique achando que quem procura emprego não têm outras obrigações. Mania desse pessoal de achar que todo mundo é preguiçoso, viu... E empresa só quer sugar, mas não quer oferecer nada em troca. Quando eu fui admitida no meu primeiro emprego, eu acrescentei sim. Trabalhava bem, recebia elogios e era figurinha carimbada em canais de atendimento onde o bicho pegava justamente por ser competente. Mas como eu vou provar isso?
Como vocês - recrutadores - descobrem que somos proativos, que temos vontade de crescer, que podemos acrescentar? Naqueles testes psicotécnicos que vocês aplicam? Eu não sou uma estatística de respostas, eu sou um indivíduo, com idiossincrasias como qualquer outro! Minha madrinha trabalhava com um cara que resolveu prestar concurso pro mesmo cargo que exercia, e não passou no psicotécnico! PARA O MESMO CARGO NO QUAL TRABALHAVA!
E a gente vai correndo atrás, sim. O máximo que podemos! Afinal, não podemos nos dar ao luxo de desistir da vida. Porque testemunhos como esse seu, insinuando que nos sentamos, de cabeça baixa e desistimos só nos faz querer crescer e ser melhor do que pessoas que falam como você. Porque isso tudo que você disse a gente sabe. Mas temos o direito de reclamar, ou não temos? O fato de reclamar implica em desistência? Estagnação? Acho que não...
Eu não conheço você, e isso pode me render uma "ficha suja" onde quer que você trabalhe, mas é um discurso típico de quem tem um emprego e não sabe como está aí fora. E eu, particularmente, não gostei.

Boa sorte PRA VOCÊ, isso sim.
Btw, odeio Anônimos.

Thiago D. disse...

É moçada, já está dando o que falar. Apesar do nosso amigo anônimo não ter entendido o espírito do post, já fica o quebra pau. Primeiro do Blog, que lindo!

Vou deixar anônimo, apesar de eu saber quem foi que postou. ;)

Rock'n

Anônimo disse...

Putz... Eu entendi o espírito do post meus queridos.
Vocês que interpretaram mal.
Eu simplesmente questionei a forma de encarar isso, afinal quem disse que a vida é justa?
Posso acordar de manha pensando: que merda de dia, que merda de emprego que eu não consegui, ou usar todos estes obstáculos para me fazer crescer e encarar meu dia a dia de uma forma diferente. Se eu chegar em uma entrevista confiante já é meio caminho andado e era mais ou menos este tipo de reação que eu esperava, ainda mais de vcs.
Mas talvez eu tenha me expressado mal, sei lá. Bom vou parar pois a intenção foi toda por água abaixo...
Cada um cada um.
Beijos do léo.

Anônimo disse...

Só um detalhe: jamais dei a entender para abaixar a cabeça, sentar e esperar. Tampouco para não reclamar pois tudo isso que vocês citaram realmente acontece.
Já fui recrutador e recrutado. E garanto pra vcs que já tomei muito mais nãos do que sims (the sims?).
Realmente posso ter um problema com reclamação pois acho que é energia gasta desnecessariamente. Se não tá bom, que se use isso pra outra coisa, se as empresas tão foda hoje em dia, que se planeje a sua empresa, se um imbecil entrou na sua vaga por que tem QI, pô tá na hora de melhorar o networking!
A chance de te comprarem se vc estiver na vitrine aumenta muito.
Enfim é isso. Continuem reclamando, postando gritando, xingando, mas não esqueçam de elogiar (principalmente um ao outro), de agradecer, de desculpar-se, de mandar beijo ou qualquer outra coisa que seja mais agradável. Pq a primeira impressão que um recrutador tiver de vcs, será a que vai ficar.

Harveditina disse...

Eu odeio você, Léo. Um dia eu vou a sua casa e vou te empalar com um espeto de churrasco. ¬¬


Humpf.

Bocó. Te adoro. xP