sábado, 12 de setembro de 2009

Vans. Ter ou não ter?

Ontem estava em casa almoçando e vendo TV (coisa rara), quando eu vi a notícia sobre a licitação que ocorreu para a regulamentação do trasnporte alternativo. Parei e pensei alguns segundos antes de mudar pra MTV e ver algo mais "lavagem cerebral"...


Pelo que parece, deu uma merda graaaaaande todo esse lance de legalizar as vans, não que os topiqueiros não tenham conseguido, eles conseguiram sim; mas parece que a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro deu uma rasteira, ou melhor, um fatality nos caras. Explicando rapidamente, parece que os topiqueiros legalizados que vem da Baixada Fluminense e afins, pagaram o registro e talz, mas na hora de acordar o ponto final das Vans, deram pros caras um Abacaxi Gigante. O ponto final das vans ficou em Leopoldina, bem longe da estação Central no Rio de Janeiro, ou seja, as pessoas pagavam R$ 5 pra ir até os trabalho (maioria no Centro do RJ) e chegando lá tinham que pegar mais um busão pra completar a viagem, fora as outras pessoas que precisam pegar busão pra chegar na Central e de lá pegar MAIS um pra chegar no trabalho.

Sendo que no local, ainda tinha que pagar a diária de deixar as vans estacionadas, R$ 2/hora , não havia a possibilidade de Embarcar e Desembarcar durante o trajeto (OMG!), isto é, nada de parar pro trabalhador no meio do caminho, só nos pontos finais. Mas hein?! Na(s) reportagens, um dos motoristas reclamou que só pode transportar 4 passageiros, pagar um pedágio de R$ 9, a vaga de R$ 2/hora e ainda teria que voltar para a Baixada e pagar novamente o pedágio simplesmente porque não poderia pegar ninguém no caminho. /fury mode on

As Vans terão uma cor que identifica elas como regularizadas, com o nome do trajeto e adesivo do Detro, deverão ter equipamento que leia o cartão de passagem, vão ter 50% de dessconto, vans movidas a gás natural ou biodiesel, nas taxas administrativas cobradas pelo departamento.

O Fucking problem é o lance de, por obrigatoriedade, as Kombis estarem impedidas de circular porque o Detro exige a troca desses veículos por Vans e futuramente Micro ônibus. Em entrevista, Marcelo Cerqueira, presidente da Associação de Transportes alternativos, afirmou que a possibilidade para essa troca é inviável (pelo menos agora).

Assim, eu não sou contra o transporte alternativo regulamentado, tudo nos conformes, bonitinhos. Acho a idéia ótima, mas tipo, as coisas não vão mudar de hoje pra amanhã...vai levar tempo pra deixar tudo limpo e arrumado. Como medida estipulada para tentar combater o transporte ilegal comandado por "poderes alternativos" (milicianos, traficantes, vendedores de cuzscuz, catadores de lixo... essas coisas.), a legalização visa trazer um maior conforto, agilidade nos trajetos de moradores da Baixada e arredores, desafogar o trânsito e dar um pouquinho de dignidade pro nosso trabalhador zumbi que rala pra cara*** pra chegar no trabalho.

Em pesquisa, a maior parte da população respondeu que não acha seguro viajar em Kombis enferrujadas e mal cuidadas, mas que não podem se dar ao luxo de chegar atrasado por causa disso. Ainda é uma questão delicada, mas espero que dê tudo certo, pra população e pros topiqueiros.

Uma das reportagens pela Rede Bobo, ops, Globo: RJ TV 2ª Edição
Aqui a notícia e os comentários, cheios de erros de português, afinal, "nois somo tudo emçinado com ingrêis!" : Clique "neu" aqui



Keep Rock'n

1 comentários:

Harveditina disse...

Eu não saio de casa, e então não pego van. :D
Mentira, eu só pego transporte alternativo quando o lugar pra onde eu vou SÓ tem como ir assim. Conhecer só pobre é uma desgraaça. ¬¬ Mas eu odeio andar de kombi ou van